terça-feira, 29 de setembro de 2015

Complexo de vira-latas (parte1?)



Durante sua visita para tocar no festival Rock in Rio com sua banda (Hollywood Vampires), o ator e músico Johnny Depp doou 200 aparelhos auditivos para crianças e adultos juntamente à instituição internacional  Starkey Hearing Foundation e à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.



A partir desta notícia, a imagem acima foi produzida e divulgada no Facebook e a suposta afirmação do ator me deixou bastante incomodado.
De início eu fiquei bastante irritado. Proferi todo tipo de raciocínio furioso até que parei pra pensar: "Porra, minha mãe trabalha com isso, eu sei como funciona e definitivamente tem coisa errada nessa história".
Primeiramente, em nenhuma publicação de jornal e sites especializados, foi mencionada nenhuma fala do autor criticando o governo, a partir daí, posso concluir que a imagem publicada é mais uma imagem oportunista criada por pessoas que não querem a permanência do governo atual e fazem de tudo pra piorar sua imagem.

Outra coisa muito importante é o fato de que em três anos, o governo distribuiu 600 mil aparelhos auditivos, ou seja, 547 por dia, 22 por hora ou aproximadamente um por minuto. Uma fila de 200 pessoas dentro de um número de 600 mil corresponde a 0.03% das pessoas atendidas, sendo assim, a história toda não passa de uma "pegadinha" ou um HOAX que passa despercebido, principalmente, daqueles que estão insatisfeitos com o governo atual.

Minha opinião sobre isso?

Pra começar, isso só ilustra o quanto uma ferramenta que poderia nos possibilitar entretenimento e informação (Facebook) pode ser usada pra fins mesquinhos afim de desinformar a população e enfraquecer determinados grupos políticos, movimentos sociais ou linhas de pensamento, independente de estarem corretos ou não (ex: PSOL, Veganismo, socialismo e etc.). Manipulam a verdade sobre o assunto se aproveitando da falta de tempo (ou preguiça) da população para pesquisar sobre os fatos. Pra mim, isso é oportunismo barato, seja o alvo das acusações bom ou ruim pra sociedade.

E sobre o complexo de vira latas?

E se fosse um ator brasileiro? Vamos usar um ator bastante conhecido como exemplo. Imagine que Wagner Moura (Tropa de elite, Narcos e outros) tivesse feito a doação, o que o povo diria? Nada! Ou no mínimo a notícia não chegaria nem perto de tomar esse porte. Está cheio de gente por aí ajudando o tempo todo, às vezes muito mais que no caso do Johnny Depp, e ninguém fica nem sabendo.
Parece que isso afeta o patriotismo de algumas pessoas: "Putz, foi preciso que uma pessoa viesse de outro país pra resolver isso, que vergonha" - é o que diriam.
Pra mim, problema é problema, não importa quem resolva ele isso não fere meu ego e me faz sentir mais vergonha. Eu não deveria, no caso, ter vergonha é do povo que elege quem está no poder? (falo de todas as camadas do governo)

Facebook


Todavia, quando vi o post, enviei um texto em algumas publicações com esta imagem:

 "Pessoal, não gosto do governo tanto quanto qualquer brasileiro não gosta atualmente (só não fico por aí dando "rage" no PT e botando toda a culpa do mundo nele), mas pior que isso é o complexo de vira-latas que está cada vez mais forte em cada um de nós. O Johnny Depp é um dos meus ídolos, tanto como pessoa, quanto como artista, doar 200 aparelhos auditivos é uma puta atitude legal e deve ser incentivada, seja esta atitude vinda de brasileiros, ou estrangeiros. Só não acho justa a proporção que essa doação tomou e como ela está sendo utilizada pra manipular a opinião pública. Quer atacar o SUS e o governo que o administra? Justo! Porém, vamos nos ater a criticar coisas realmente relevantes. O que quero dizer com isso?
O governo Brasileiro já distribuiu mais de 600 mil aparelhos auditivos em três anos. Continha básica de matemática: 3 anos tem 1095 dias, então 600000 aparelhos é o suficiente para distribuir 547 aparelhos auditivos POR DIA.
Aí surge uma fila que desapareceria em pouco tempo e um estrangeiro vem e doa o que falta..... 0.03% do que foi distribuído em 3 anos ou 36% do que o governo distribui em 1 dia, e todos nós caímos na conversa de que o governo não faz sua parte com relação aos surdos.
O cara não veio aqui pra "resolver o problema dos surdos" nem nada do tipo, ele ia tocar com a sua banda, Hollywood Vampires no Rock In Rio e adivinha a ideia que ele teve pra promover seu show ao mesmo tempo que faz uma boa ação? Doar aparelhos auditivos para que os beneficiados possam "ir assistir o show", fora isso, fica faltando ressaltar duas coisas: ele não doou sozinho, isso foi feito com a ajuda de uma fundação internacional(cuja identidade não foi mencionada na matéria do jornal nacional) e usuários de aparelho auditivo, não necessariamente são capazes de ouvir música, alguns passam apenas a ouvir um ruído e nada mais...
Em resumo, é só um gringo aparecer aqui e fazer qualquer coisa boa, ou criticar qualquer coisa (Não sei se este ator falou algo, por isso, neste caso não me refiro à ele) que todos nós abanamos o rabo e batemos palminha.
Daí surge este tipo de publicação mesquinha e oportunista que, pra mim, só mancha os ideais de quem luta por melhorias no Brasil.
Queremos falar mal do governo? Se este for o caso, vamos por favor falar de coisas que são dignas de críticas e sempre oferecer uma opinião decente e construtiva de como solucionar o problema....
"
Fontes: Jornal nacional, Blog de saúde do governo.


Ao contrário do que pensei, não recebi mais respostas sobre o assunto do que os posts que faço com bichinhos fofinhos. A nada contra a pessoa que comentou, que aliás eu nem conheço, mas resposta abaixo, apresenta alguns pontos que eu considero importantes :



Antes de responder apenas perguntei se o indivíduo tinha algum parente ou amigo surto e não obtive resposta.
Vou pontuar algumas coisas: 

1 - "A quantos meses estava esta fila?" -Bom, o cálculo que fiz chegou a uma média de tempo de aproximadamente 1 aparelho por dia, mas isso não quer dizer que a cada uma hora um aparelho é entregue para a população, em Ribeirão Preto - SP por exemplo ao declarar a necessidade de um aparelho pelo SUS, o surdo é encaminhado do posto de saúde (após entrevista com clínico geral e fonoaudiólogo) para o Hospital das Clínicas onde poderá ser questionado sobre a possibilidade se fazer um Implante Coclear onde o paciente tem um eletrodo com um ímã implantado diretamente dentro de sua cabeça, restabelecendo o sinal elétrico que foi perdido entre o cérebro e o ouvido. Caso o surdo não queira, ele passa pelos seguintes estágios para conseguir seu aparelho:
  1. Audiometria: Para descobrir quais frequências foram perdidas e qual a intensidade dessa perda onde a potência do aparelho a ser comprado será escolhida, e as frequências que deverão ser ajustadas futuramente serão identificadas.
  2. Pedido do aparelho: Essa etapa ;e bem simples. O hospital faz o pedido do aparelho descrevendo o modelo e dados do paciente.
  3. Entrega do aparelho: Temos que considerar o tempo que o aparelho leva para ser entregue no hospital.
  4. Ajuste da concha auditiva: Ao contrário dos fones de ouvido convencionais utilizados por ouvintes, o aparelho auditivo possui uma concha de silicone intra-auricular que deve se encaixar perfeitamente no ouvido do usuário evitando a entrada de ruídos indesejados ou a saída do ruído provido pelo aparelho, então é criado um molde no formato do ouvido do paciente para que seja confeccionada uma concha que atenda a esses requisitos.
  5. Ajuste de potência e frequência: Após confecção da concha auditiva, o fonoaudiólogo fará junto ao paciente os ajustes de potência e frequências a serem reforçadas pelo aparelho.
Bom, até esse ponto, acredito que já tenha sido possível entender o porque de existir uma "fila" para o recebimento de aparelhos, até mesmo sem considerar a parte burocrática do processo.
2 - "...sabia que as próteses de Ribeirão Preto são as piores de todas..." - Não, o que eu sei é que cada indivíduo necessita de um modelo de aparelho diferente que possa estimular uma frequência sonora diferente. É muito estranho imaginar que as próteses entregues à uma cidade são melhores ou piores do que outras visto que são compradas com verba federal através de licitação, sendo assim possível comprar apenas da empresa vencedora da mesma ainda mais considerando que um aparelho custa em média entre R$ 6.000 e R$ 8.000, não conheço muitas coisas que custem tudo isso e tenham baixa qualidade. Quero dizer, com isso, o indivíduo recebe o mesmo aparelho em qualquer cidade pelo SUS.

3 - "...o cara fez muito mais do que precisava para pessoas, ato de humanitarismo pleno..." - Realmente, e como eu havia dito na mensagem que enviei " O Johnny Depp é um dos meus ídolos, tanto como pessoa, quanto como artista, doar 200 aparelhos auditivos é uma puta atitude legal e deve ser incentivada, seja esta atitude vinda de brasileiros, ou estrangeiros. " Só não vamos esquecer que uma das estratégias da Starkey Hearing Foundation para promover sua causa é justamente convidar músicos para que façam doações e chamem atenção da mídia para sua causa. Por outro lado o artista não deixa de receber uma promoção na mídia por participar de causas humanitárias. Sabendo de todos os procedimentos médicos que o paciente deve passar para poder usar seu aparelho e o tempo que isso leva, não é muita coincidência que os aparelhos estivessem prontos justamente quando a Hollywood Vampires veio para tocar no Rock`in Rio? Mais uma vez, acho ótimo que ele tenha feito as doações, mas também não precisamos ser tão "bobinhos" né?

4 - "...o seu falado governo não o faz"  - Peraê meu governo não, NOSSO. Esse é o governo de cada Brasileiro dentro do território nacional, e tem mais, esta não é a primeira vez que dizem "o seu governo" pra mim como se eu fosse a favor do governo (PT) e depois criam e reforçam a ideia de que eu sou petista. Não sigo partido nenhum, sou meu próprio partido, pego para mim apenas as ideias que eu acredito serem melhores para todos. É engraçado não poder falar absolutamente nenhum ponto positivo do governo do PT, seja do Lula ou da Dilma, que você já é considerado petista. Só pra que conste, nas últimas eleições, eu não votei no PT... O pior é fazerem isso mesmo ao ler um texto em que eu digo:"Pessoal, não gosto do governo tanto quanto qualquer brasileiro não gosta atualmente".

5 - "... e esses 600 mil ae? será que foi apenas 3 anos? será que foi exatamente 600 mil?" - Bem, assim como todo cidadão brasileiro, você pode questionar diretamente o ministério da saúde. Aliás, é isso que falta em alguns brasileiros "questionadores". Questionar é ótimo, é essencial pra mudança do mundo, mas questionar apenas para levantar uma dúvida, apenas no intuito de desmerecer um fato criando uma "mini-teoria da conspiração" sem buscar de fato saber a verdade, só serve para piorar as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário